No novo mundo, o que mudou?

Compartilhe com os amigos

O mundo enfrentou um momento de dificuldade com a pandemia da covid-19, o que influenciou o costume de compras da população. 

O conceito de preferência em comprar por meios digitais está cada vez mais popular, e isso exigiu das empresas uma postura mais adaptável. 

Diante do crescimento dessa modalidade de vendas e das mudanças nos hábitos de consumo, oferecer um suporte omnichannel, uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa, com a possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline.

De forma geral, hábitos de consumo são um conjunto de atitudes que formam o perfil do consumidor da sua marca e que são capazes de determinar gatilhos decisores durante a jornada de compra.

A pandemia mudou rapidamente esse processo de compras. O isolamento social e o home office, por exemplo, vieram acompanhados do hábito de pensar e pesquisar sobre os itens que são necessários para viver com o máximo de qualidade e conforto dentro de casa.

Além de reduzir o número de compras, a população quer comprar melhor, e aposta em soluções que possam ser produzidas por eles mesmos. E-commerces de material de construção, móveis e decoração subiram nas vendas de produtos de tendência DIY (Do It Yourself), em que o próprio consumidor pode montar, colar ou construir, seguindo passos e dicas que são publicadas em blogs, vídeos do Youtube e nas redes sociais.

Essa tendência segue o princípio do inbound marketing, que se utiliza de profissionais como os influenciadores digitais para estimular o consumo em determinado grupo.

Quais fatores determinaram a mudança no consumo de compras? 

  1. Maior preocupação com a higiene e saúde: 

Grande parte dos consumidores estão buscando por produtos de limpeza com substâncias e ingredientes que proporcionem alta capacidade de proteção para a casa e para a higiene pessoal.

  1. Consumidores cada vez mais digitais: 

Com a pandemia, as pessoas se viram obrigadas a aderir ao meio digital e realizar todas as funções dentro dele, sejam domésticas, comércio, estudos e trabalho. 

Os aplicativos e plataformas de entretenimento precisaram inovar suas tecnologias e formas de produção de conteúdo para atingir as expectativas de uma população mais ativa digitalmente, assim como as empresas de comércio em geral precisaram adaptar o ambiente físico ao online.

  1. Aumento do consumo regional: 

Explorar o consumo de produtos regionais está se tornando um hábito comum entre a maioria dos consumidores. E além de fortalecer o comércio local, há uma valorização dos produtos feitos em pequena escala. 

  1. Serviços por assinatura: 

Esse crescimento se deve principalmente pela comodidade e segurança apresentada para os clientes, o que muitas vezes se alia a outra tendência: o faça você mesmo, para angariar ainda mais assinantes.

Os principais produtos procurados são alimentos orgânicos e fitness, produtos de limpeza, higiene pessoal, cosméticos, livros e produtos de entretenimento no geral.

De forma geral, a jornada do consumidor é um conjunto de etapas que envolvem o processo de desejo de um produto para sanar um problema, indo da identificação da necessidade de compra a uma pesquisa de produtos e o fechamento da venda.

Essa jornada está em constante mudança desde o início da pandemia. Antes conhecida pelo processo de funil, agora a jornada mistura suas fases, sem respeitar uma hierarquia, são cíclicas. 

Essa nova etapa mostra que é preciso repensar uma estrutura digital que seja atrativa e de fácil navegação, para que o consumidor encontre todas as soluções para a sua necessidade e sempre volte a consumir o seu produto com confiança e segurança.

Conheça o app valloo, e se conecte com a tecnologia e a praticidade pro seu dia a dia, tudo isso de onde você estiver e na palma da sua mão.

valloo, transformando serviços em valor.

#QueroValloo

#TrabalheConosco

seja um canal