Desafios de motivar

Victor Marcelo DIretor comercial da valloo

Compartilhe com os amigos

Parece um pouco clichê começar assim, talvez seja, mas quando fui convidado para falar sobre os “Desafios ao motivar uma equipe”, vieram muitos insights, a dúvida de ser muito raso em um assunto que possui muitas visões de vertentes diferentes observando variáveis diversas e de pessoas com muito mais tempo de mercado e de gestão do que eu.

Mas logo pensei: os “Meus times” estão bem visíveis para toda a empresa, afinal compomos a Máquina de Vendas de uma empresa com mais de 20 anos de mercado, com pessoas que atuam de forma presencial e remota, e diga-se de passagem, trata-se de excelentes profissionais, TODOS. Fiquei lisonjeado e me senti ainda mais MOTIVADO pelo desafio de escrever um pouco sobre a minha trajetória nesse grande aprendizado chamado Liderança.

Antes de qualquer afirmação do que é certo ou errado, por mais óbvio que seja, temos que verdadeiramente entender que os times são compostos por indivíduos, com contextos diferentes, comportamentos diferentes, reações diferentes para cada estímulo que possamos dar, seja individualmente ou em grupo.

E que no meu caso, por estar na área comercial e se tratar de uma área que naturalmente existe muita cobrança, pressão e metas a cumprir, e que estamos o tempo todo em cima do picadeiro, na corda bamba, numa linha tênue entre o fracasso e a vitória, já começamos a enxergar os desafios e possíveis vilões da motivação de um time.

Além desses, podemos citar outros vilões: devemos olhar para metas inatingíveis, para clima organizacional, para a cultura da empresa e a forma como repassamos isso para o time, para condições de trabalho, para falta de reconhecimento e talvez o que seja o pior de todos os vilões da motivação da equipe, a comunicação falha ou até mesmo inexistente.

Eu poderia continuar citando muitos mais, mas de forma proativa ouso a trazer alguns “antídotos”, armas para combater estes vilões:

  1. A liderança deve olhar para si de forma individual também, lembrando das suas limitações e dos limites a serem respeitados. Afinal, como já ouvimos em algum momento e talvez até já repetimos isso: “Não somos pais da nossa equipe”, mas usar desse instinto pode salvar a sua equipe. Afinal, o seu time precisa reconhecer segurança e respeito em você;
  2. Respeite para ser respeitado”. Ouvi minha mãe falar isso diversas vezes durante a minha infância e adolescência e só fui entender que essa premissa é para liderar e motivar pessoas na vida depois de adulto. Que “dar para receber” também é uma maneira de motivar e fazer com que o time vista a sua camisa, o que é muito importante para que estejam preparados para vestir a camisa da organização limpinha, engomada, e por dentro da bermuda para correr com a bola para o gol. Se o seu time não sentir isso, fica ainda mais difícil trazê-lo para a cultura da empresa e para resultados positivos. Até porque ao primeiro sinal do Titanic, a sua equipe estará pulando ao mar e se agarrando em troncos para se salvar de “NADA” ou de um “ICEBERG” que levará o seu nome e sobrenome;
  3. Sim, os maiores desafios para gerir e motivar estão ligados à ESCUTA e à EMPATIA. Se trouxermos para o cenário das Vendas, é sempre indicado que se escute mais o seu cliente, para investigar melhor as suas demandas, se colocar no lugar dele, antes de oferecer uma ou mais opções que a sua empresa tenha. E esse exemplo prático pode ser aplicado em diversos âmbitos, inclusive quando se busca motivar um time.

Por fim, para você que chegou até aqui, fique com minha gratidão. Espero ter dado boas dicas ou reafirmado pontos importantes para a sua liderança e deixo uma dica EXTRA e MATADORA para finalizarmos:

Segundo o Instituto Locomotiva LTM, 88% dos colaboradores se sentem mais motivados com premiações.

E aqui na valloo , temos a missão de apoiar empresas a motivar seus colaboradores. E para isso, desenvolvemos uma ferramenta completa, super intuitiva, segura e que une a Legislação e a Tecnologia, uma vez que nossa ferramenta segue diretrizes da Lei 13.467/17.

E principalmente, uma ferramenta que dá LIBERDADE para os colaboradores usarem as suas premiações da maneira que melhor lhes atenda.

Além de tudo isso, com uma equipe ainda mais motivada, seus colaboradores e sua empresa terão regulamentos das campanhas dentro do APP e a comodidade de um portal de gestão das campanhas, cargas e regulamentos, carga feita em pontos, possibilidade de redução de encargos sociais, cargas de forma automática e em lote via arquivo e nota fiscal para conciliação.


Espero ter ajudado e levantado pautas importantes sobre os desafios e estratégias para motivar uma equipe e desejo sucesso para você e sua equipe! Abraços, Victor Marcelo.

#QueroValloo

#TrabalheConosco

seja um canal