O mundo enfrentou um momento de dificuldade com a pandemia da covid-19, o que influenciou o costume de compras da população.
O conceito de preferência em comprar por meios digitais está cada vez mais popular, e isso exigiu das empresas uma postura mais adaptável.
Diante do crescimento dessa modalidade de vendas e das mudanças nos hábitos de consumo, oferecer um suporte omnichannel, uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa, com a possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline.
De forma geral, hábitos de consumo são um conjunto de atitudes que formam o perfil do consumidor da sua marca e que são capazes de determinar gatilhos decisores durante a jornada de compra.
A pandemia mudou rapidamente esse processo de compras. O isolamento social e o home office, por exemplo, vieram acompanhados do hábito de pensar e pesquisar sobre os itens que são necessários para viver com o máximo de qualidade e conforto dentro de casa.
Além de reduzir o número de compras, a população quer comprar melhor, e aposta em soluções que possam ser produzidas por eles mesmos. E-commerces de material de construção, móveis e decoração subiram nas vendas de produtos de tendência DIY (Do It Yourself), em que o próprio consumidor pode montar, colar ou construir, seguindo passos e dicas que são publicadas em blogs, vídeos do Youtube e nas redes sociais.
Essa tendência segue o princípio do inbound marketing, que se utiliza de profissionais como os influenciadores digitais para estimular o consumo em determinado grupo.
Quais fatores determinaram a mudança no consumo de compras?
- Maior preocupação com a higiene e saúde:
Grande parte dos consumidores estão buscando por produtos de limpeza com substâncias e ingredientes que proporcionem alta capacidade de proteção para a casa e para a higiene pessoal.
- Consumidores cada vez mais digitais:
Com a pandemia, as pessoas se viram obrigadas a aderir ao meio digital e realizar todas as funções dentro dele, sejam domésticas, comércio, estudos e trabalho.
Os aplicativos e plataformas de entretenimento precisaram inovar suas tecnologias e formas de produção de conteúdo para atingir as expectativas de uma população mais ativa digitalmente, assim como as empresas de comércio em geral precisaram adaptar o ambiente físico ao online.
- Aumento do consumo regional:
Explorar o consumo de produtos regionais está se tornando um hábito comum entre a maioria dos consumidores. E além de fortalecer o comércio local, há uma valorização dos produtos feitos em pequena escala.
- Serviços por assinatura:
Esse crescimento se deve principalmente pela comodidade e segurança apresentada para os clientes, o que muitas vezes se alia a outra tendência: o faça você mesmo, para angariar ainda mais assinantes.
Os principais produtos procurados são alimentos orgânicos e fitness, produtos de limpeza, higiene pessoal, cosméticos, livros e produtos de entretenimento no geral.
De forma geral, a jornada do consumidor é um conjunto de etapas que envolvem o processo de desejo de um produto para sanar um problema, indo da identificação da necessidade de compra a uma pesquisa de produtos e o fechamento da venda.
Essa jornada está em constante mudança desde o início da pandemia. Antes conhecida pelo processo de funil, agora a jornada mistura suas fases, sem respeitar uma hierarquia, são cíclicas.
Essa nova etapa mostra que é preciso repensar uma estrutura digital que seja atrativa e de fácil navegação, para que o consumidor encontre todas as soluções para a sua necessidade e sempre volte a consumir o seu produto com confiança e segurança.
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