É uma pergunta difícil, mas calma, fica aqui com a gente que vamos explicar melhor!
Abril Azul
O objetivo do Abril Azul é sensibilizar a comunidade sobre a importância de incluir mais pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)na sociedade.
Caracterizado como um transtorno, o autismo impacta o desenvolvimento das habilidades sociais, de comunicação e cognitivas, normalmente se manifestando desde o nascimento. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o TEA afeta uma em cada 160 crianças, sendo mais comum em meninos.
Como posso incluir pessoas com TEA na minha empresa?
- Sensibilização e treinamento: ofereça treinamentos para seus funcionários sobre o TEA, promovendo a compreensão e a empatia em relação às necessidades e desafios das pessoas com essa condição.
- Acomodações no local de trabalho: adapte o ambiente de trabalho para torná-lo mais acessível e confortável para pessoas com TEA. Isso pode incluir ajustes na iluminação, ruído e layout do espaço.
Aqui na valloo, por exemplo, nós temos a nossa sala de descompressão, um ambiente separado das salas de trabalho e aconchegante para descansar a mente e comer uns snacks. Além de espaços ao ar livre e bastante natureza para dar aquela paradinha necessária.
- Comunicação clara e direta: estabeleça formas claras e diretas de comunicação, evitando ambiguidades e linguagem figurada, o que pode ser desafiador para algumas pessoas com TEA.
- Rotinas e estrutura: forneça rotinas claras e estrutura no trabalho, ajudando as pessoas com TEA a se sentirem mais seguras e produtivas.
Abril verde
O Abril Verde é uma campanha dedicada à conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. Durante este mês, diversas atividades são promovidas para destacar a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, principalmente em empresas com alto risco de acidentes como industrias, por exemplo, bem como para promover uma cultura de segurança no ambiente de trabalho.
Como manter a segurança física dos meus funcionários?
- Treinamento: ofereça treinamento regular em segurança para todos os colaboradores, incluindo procedimentos de segurança, uso adequado de equipamentos e práticas seguras de trabalho.
- Identificação de riscos: realize avaliações de risco para identificar e reduzir os perigos potenciais no ambiente de trabalho. Isso inclui avaliar os riscos ergonômicos, químicos, físicos e biológicos.
- Cultura de segurança: promova uma cultura organizacional que valorize a segurança e incentive os colaboradores a relatar preocupações e sugerir melhorias nos processos de segurança.
E o que um assunto tem em relação ao outro?
Cuidar da segurança dos nossos colaboradores não se limita somente a parte física, um funcionário nem sempre se machuca em máquinas ou equipamentos, muito além de um capacete para proteger de acidentes, temos que criar “Equipamentos de Proteção à Saúde Mental”.
Ao integrar pessoas com TEA ou quaisquer outros transtornos (e até mesmo aqueles que não possuem nenhum) em nossa empresa, são necessários alguns cuidados básicos com palavras e ações!
Por onde eu começo?
Que tal voltar ao básico? Siga as dicas desse artigo, e dê uma olhadinha no Valloo Saúde, o produto Valloo que tem parceria com as melhores empresas do ramo de Saúde Física e Mental para seus colaboradores. Clique aqui e saiba mais.